sexta-feira, 21 de novembro de 2014


MEIO AMBIENTE EM BETIM
Ascapel- Associação de Catadores de Papel de Betim.


1. INTRODUÇÃO

No mundo atual, onde tudo e todos são movidos pelo consumo, que em grande parte é descontrolado e sem necessidade, as consequências desse descontrole, como problemas ambientais, são notados somente quando a situação já tomou proporções assustadoras. 

Há muito tempo se fala sobre descaso que o homem tem com o Meio Ambiente. O uso desenfreado dos recursos naturais está aumentando consideravelmente, mas em contrapartida as medidas tomadas ou não passam de projetos que não saem dos papeis ou não são suficientes para recuperar os estragos gerados e evitar que se alastrem.

O consumo exacerbado aliado a falta de consciência do ser humano, promove inúmeros efeitos tanto para o meio ambiente e principalmente para
a população que sofre e fará sofrer as futuras gerações, as consequências de um consumismo desnecessário e totalmente prejudicial.

Nesse sentido, nossa pesquisa apresentará o árduo trabalho da Ascapel (Associação de Catadores de Papel de Betim), uma associação da cidade de Betim/ MG que faz a separação dos resíduos coletados pelo sistema de coleta de lixo da cidade. O objetivo principal da associação era fazer a separação e cuidar da destinação do lixo reciclável, entretanto os associados enfrentam a falta de colaboração da população que não faz a separação adequada dos resíduos secos, recicláveis e líquidos, aumento dessa forma a atividade dos trabalhadores da Ascapel.

2. PERGUNTAS DAS PESQUISA

  • O que é coleta Seletiva?
  • O que é reciclagem?
  • O que são associações e cooperativas?
  • O que é Ascapel?
  • Como funciona o trabalho desenvolvido pela Ascapel em Betim? 


3. JUSTIFICATIVA 

A presente pesquisa se faz necessária para conscientizar a população de maneira geral e não somente a de Betim, sobre a importância de um consumo consciente, evitando o acumulo de resíduos, o descarte correto dos resíduos gerados, a importância da coleta seletiva, entre outras medidas visando a preservação do meio ambiente. Pretende-se também informar sobre o valoroso trabalho da Ascapel.

4. O QUE PRETENDEMOS ALCANÇAR COM A PESQUISA ?

Pretende-se alcançar com a presente pesquisa um maior envolvimento e conhecimento da população da cidade de Betim com o trabalho da Ascapel, além de conscientizar sobre a importância da coleta seletiva, buscando também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela associação no município, que além de fazerem a separação do lixo, também fazem a comercialização do material coletado.

5. AÇÕES QUE FAREMOS PARA REALIZAR A PESQUISA.

Buscaremos aprofundar o conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pela Associação de Catadores de Papel, através de pesquisas na internet, de informações adquirias em contato com INSEA ( Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) que presta apoio a Ascapel, além de visita a Associação, para acompanhar de perto um pouco da rotina desses trabalhores.

6. O QUE A MÍDIA APRESENTA SOBRE A ASCAPEL ?


Fonte: Entrevista a TV Betim



Associados da Ascapel retomam o trabalho
......................................................................................................

Nova sede traz de volta a produção dos associados da Ascapel; Prefeitura oferece espaço até a construção do galpão definitivo


Mais uma ação foi realizada pela Prefeitura de Betim para garantir amparo às 45 famílias da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim (ASCAPEL), cujo galpão-sede foi parcialmente destruído por um incêndio no início do mês passado. Desta vez, a administração municipal disponibilizou um novo espaço para acolher provisoriamente os trabalhadores que retomarão suas atividades nesta quarta-feira, 10, a partir das 8h30.

A nova estrutura, localizada na avenida Marco Túlio Issac, 3.841, no Jardim das Alterosas, foi alugada pela Prefeitura. O galpão possui uma área de 540 m2. O material de trabalho dos catadores, de acordo com secretário de Meio Ambiente, Geraldo Antunes, já foi levado para o local. Segundo ele, foram transferidas duas prensas, que foram emprestadas pelas Associações de Catadores de Brumadinho e Belo Horizonte, e uma esteira de reciclagem, equipamento da secretaria. 

Durante o período em que as atividades da associação estiveram paralisadas, os catadores foram amparados por psicólogos e assistentes sociais do núcleo Imbiruçu da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A secretaria, por meio da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), fez o repasse de cestas básicas para os trabalhadores.

A Prefeitura de Betim também prestou apoio aos associados durante as ações de combate ao incêndio. Equipes da Superintendência de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram remanejadas para o local colaborando com o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo. Os fardos de materiais recicláveis não atingidos pelo fogo estão sendo levados para um galpão no aterro sanitário do Citrolândia. Semanalmente, equipes da Divisão de Limpeza Urbana realizam a limpeza no galpão. 
    Reportagem: Prefeitura de Betim apoia o trabalho da Ascapel

7. ASCAPEL  (Associação de Catadores de Papel)- Betim.


A ASCAPEL associação de catadores de papel de Betim ,tem o objetivo de promover melhores condições de trabalho para os catadores, especialmente a partir da agregação de valor aos materiais coletados, da capacitação e do reconhecimento social desses trabalhadores. Dessa forma, esses empreendimentos têm múltiplas funções na medida em que atuam na economia ambiental e, ao mesmo tempo, na construção de um movimento social que amplifica a luta dos catadores em suas reivindicações. reconhecimento da profissão e  buscando  amenizar os impactos ambientai fazendo a reciclagem de resíduos, e utilizando dessa ferramenta como fonte de renda. Além de fazer a reciclagem a Ascapel faz um trabalho de conscientização  da importância de reciclar e também da coleta seletiva de lixo.

História da Ascapel

Fundada em 2001, com apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Betim, da ASMARE, e posteriormente do Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável), desde então o município implantou a coleta seletiva no Município entre secos e úmidos, e o material destinado à Associação, no entanto com mudanças na  gestão  municipal, o Programa de Coleta Seletiva do Município perdeu forças e com isso o trabalho desenvolvido pelos catadores passou também por muitas dificuldades. Em 2010 o galpão em que trabalhavam no Bairro Laranjeiras pegou fogo, os mesmos continuaram a trabalhar no espaço mesmo em situação de risco, quando o município alugou galpão que não oferecia condições de trabalho adequadas, o que diminuiu a renda dos associados. Desde então foi aprovado projeto de construção do galpão no Bairro Bandeirinhas, o novo galpão foi entregue em setembro de 2013.  Hoje o município apoia o grupo com a cessão do galpão (construído com recursos do PAC e contrapartida do Município), além de realização a coleta do material reciclável porta a porta e destinar o material para a Associação, a Ascapel coleta também o material de Empresas - Grandes Geradores de renda para a associação. Todo o material coletado é triado pelos catadores e a renda deles se dá pela divisão igualitária do arrecadado através da comercialização desses. 
A Ascapel é fundadora e integrante da Rede Cataunidos, rede composta por associações e cooperativas em MG (Centro Oeste, Estrada Real e Região Metropolitana) que visa a articulação política e comercialização conjunta do material,.

O que são associações e cooperativas?

União voluntária de pessoas que se organizam para realizar objetivos comuns é administrada democraticamente.todos os associados ou cooperados têm os mesmos direitos e os mesmos deveres para formalizar é preciso elaborar um estatuto, aprová-lo em assembleia geral, e registrá-lo. A contabilidade deve ser bem cuidada para haver transparência, dar segurança ao dinheiro envolvido. É importante prestar contas ao Poder Público quando houver algum auxílio financeiro, como o Programa Bolsa Reciclagem.

O Que É Coleta Seletiva?

 É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O que é a reciclagem? 

É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura. A reciclagem gera economia de matérias-primas,poluente consequentemente diminuem o numero de lixo despejado nos aterros sanitários.

Reciclável é diferente de reciclado. 

Reciclável indica que o material pode ser transformado em outro novo material. Reciclado indica que o material já foi transformado. O material reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente. Certos materiais, embora recicláveis, não são aproveitados devido o  auto  custo do processo ou à falta de mercado desse produtos, pois como o processo de produção e mais caro e preço final do produto no mercado acaba sendo um pouco mais auto do que os produtos não recicláveis

Reciclar é diferente de separar

Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. Esse material e coletado e encaminhado para associações e empresas que fazem a reutilização desses materiais .

7.1 CONHEÇA A ASCAPEL.


 

 


 

 

 


8. DEPOIMENTOS EM VÍDEO DE TRABALHADORAS DA ASCAPEL


Video: Depoimento da Trabalhadora, Ana Paula, há 7 anos na Ascapel.
Fonte: Vídeo gravado pelo grupo em visita a Ascapel.

Video: Depoimento da Trabalhadora, Irene de Souza, há 15 anos na Ascapel.
Fonte: Vídeo gravado pelo grupo em visita a Ascapel.

Video: Depoimento da Trabalhadora, Maria da Conceição, há 12 anos na Ascapel.
Fonte: Vídeo gravado pelo grupo em visita a Ascapel.


 9.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em suma, entende-se que preservar o meio ambiente é tarefa do ser humano. Garantir um ambiente saudável para as próximas gerações é dever nosso, portanto um consumo responsável é extremamente necessário para que não haja o descarte excessivo de resíduos.

Olhar com respeito as profissões e dar o merecido reconhecimento e valor também é necessário. Os associados da ASCAPEL, viram nessa associação uma oportunidade de reconhecimento e condições dignas de trabalho e mesmo contribuindo de maneira muito significativa para a preservação do meio ambiente de Betim, não recebem o devido valor e apoio necessário, no sentido de que o trabalho dos associados seriam um pouco mais fácil se houvesse a colaboração da população, através de uma coleta seletiva eficaz, da separação correta dos resíduos sólidos, líquidos, entre outros. 

Portanto, além de campanhas de conscientização, ainda é necessário um maior engajamento da população para promover melhoras no cenário ambiental da cidade.

10. REFERENCIAS

Prefeitura de Betim.Associados da ascapel retomam o trabalho. Disponível em: < http://www.betim.mg.gov.br/noticias/40227%3B54021%3B06%3B3692%3B41012.asp> Acesso em: 15 de Nov. de 2014

YouTube. Ascapel em Betim. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w5IoLZmZ2hg> Acesso em: 15 de Nov. de 2014

11. INTEGRANTES DO GRUPO



 Luciana Soares Granato  21 anos,  Solteira, aluna regular do 1ºPerido    de Direito da Puc Betim , mora em Betim  natural de BH 
 Luciana Soares Granato, 21 anos,solteira,
natural de BH, mora em em Betim MG
Aluna regular do 1º Período de Direito da
 PUC MINAS BETIM.
















 Messias Gabrich, 22 anos,solteiro,
natural de Vespasiano,mora em em Betim MG
 Aluno regular do 1º Período de Direito da
 PUC MINAS BETIM.



Isabella de Souza Pedra, 20 anos, solteira, 
aluna irregular do curso de Direito 6º período
 na PUC, aluna transferida da Faculdade
 Don Helder Câmara,  natural de BH,
 cidade atual Betim 













 Leibiane do Carmo Silva, 33 anos Solteira,
mãe de duas filhas,aluna irregular do curso
 de Direito da PUC MINAS BETIM,profissão atual: Enfermeira 

















Eduardo Matheus Barbosa  Neves, 
20 anos, solteiro ,natural de contagem, 
cidade atual Betim, Aluno regular do 
1º Período do curso de Direito na PUC MINAS BETIM

 

Rafael Moreira Gonçalves,20 anos, solteiro, aluno
 regular do 1ºPeriodo do curso de Direito Da PUC
 MINAS BETIM
















Francielly Thays,18 anos, solteira,natural de
 contagem, cidade atual Betim, aluna regular do 
curso de Direito da PUC MINAS BETIM


Daniel Ribeiro Fernandes, 25 anos, solteiro 
Natural de BH, cidade atual São Joaquim de
Bicas, aluno regular do curso de Direito da PUC
MINAS BETIM
















Shalys Alves Fernandes ,34 anos solteiro ,
pai de dois filhos ,aluno regular do 1º Pérido
de Direito da PUC MINAS BETIM
















Jordan Ramires dos Anjos Silva 22 anos,
solteiro, aluno regular do 1º período do curso 
de Direito da PUC MINAS BETIM
















Caroliny Rodrigues da Silva 18 anos, solteira
aluna regular do 1º período de Direito da 
PUC MINAS BETIM

Filipe Augusto Amaral de Rezende,19 solteiro 
natural de BH, cidade atual Betim, aluno
 irregular do 1ºPeriodo do curso de Direito 
da PUC MINAS BETIM


Um comentário:

  1. Desejo a remoção dos meus dados desse blog.
    Qual o procedimento a ser seguido para que isso ocorra?

    ResponderExcluir