sexta-feira, 21 de novembro de 2014

meio ambiente em Betim: Poluição Visual.


            PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Direito

 

 

 

 

Daniela dos Santos Barros

Gabriela Barros de Souza

 

 

 

MEIO AMBIENTE EM BETIM:

Poluição Visual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Betim

2014

Daniela dos Santos Barros

Gabriela Barros de Souza

 

 

MEIO AMBIENTE EM BETIM:

Poluição Visual.

 

 

 

 

Projeto de pesquisa apesentado ao curso de Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com o objetivo de amenizar os efeitos da poluição visual na cidade de Betim, Minas Gerais.

 

 

 

 

 

Orientador: Regina Maria de Souza Moraes

 

 

 

 

 

 

Betim

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe apresentar uma analise a cerca da poluição visual no Município de Betim e como este interfere no cotidiano social de seus moradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

Para entendermos melhor, é preciso primeiro conceituar o que é paisagem urbana conjunto de tudo o que forma o espaço público urbano: ruas, calçadas, praças, equipamentos, vegetação e rios. Paisagem urbana é para José Afonso da Silva (apud MENDES, 2006, p.35) ”a roupagem com a qual a cidade se apresenta aos seus habitantes”. Organizar de maneira equilibrada o uso desses elementos é o principal objetivo do planejamento do meio ambiente que é muito importante, pois toda a concepção da paisagem urbana deve considerar as demandas dentro da capacidade de oferta dos espaços levando em conta fatores como a questão ambiental e o bem-estar da sociedade.

 A poluição visual como o excesso de banners, cartazes, anúncios, propagandas, placas e outros, banaliza o ambiente, agride a sensibilidade humana, o referencial arquitetônico, destruindo a arquitetura dos prédios, descaracterizando a beleza dos mesmos. A paisagem urbana é um meio de comunicação de massa, que opera o tempo todo e que as pessoas ficam expostas involuntariamente, sem ter o poder de escolha, deslocando-se a pé ou de carros o indivíduo vê o anuncio que salta a seus olhos, normalmente com cores vibrantes, alegres e atraentes.  De acordo com Oliveira (2003, p.15) o “excesso e qualidade de informação oferecida as pessoas da cidade da comprometem a mensagem final contida na paisagem urbana, constituindo ‘ruídos’ da mensagem visual pretendida os quais chamamos de poluição visual.”

O conceito de poluição visual depende da percepção de cada pessoa que vive naquele lugar, para muitos, além de ser um espaço formal é um meio de expressão, de manifestação dos excluídos, acreditam fazer parte da cultura, na identificação do lugar. Para outros pode causar desconforto da visão e espacial, dificuldade de localização, desvio de atenção dos motoristas ate um grau de estresse.

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

Descrição: C:\Users\Léo\Desktop\imagesCA73SIA2.jpgDescrição: C:\Users\Léo\Desktop\imagesCATT6P50.jpgDescrição: C:\Users\Léo\Desktop\imagesCACI98AI.jpgDescrição: C:\Users\Léo\Desktop\POLU.png

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

Assim, percebe-se que a poluição visual é um problema grave que causa danos a estrutura urbana, prejudicando a qualidade de vida da população, alterando a paisagem e interferindo no bem-estar das pessoas. A solução desse problema só acontecerá a partir do momento que a população se mobilizar e com auxílios dos vereadores criarem leis para que a exposição dos mesmos seja controlada e não seja feita de forma desgovernada a ponto de prejudicar a arquitetura da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERENCIAS

BRASIL. Legislação Federal sobre poluição visual urbana. Disponível: <www.ambientebrasil.com.br>.

MENDES, Camila Faccione. Paisagem Urbana uma mídia redescoberta.  São Paulo: SENAC. Disponível: <www.lume.ufrgs.br>.            

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