domingo, 24 de maio de 2015

LOCAIS DE PRODUÇÃO DE CIÊNCIAS



PRODUZINDO CIÊNCIA

     Este trabalho tem por objetivo apresentar locais de produção de ciências. Mesmo sendo claro a vasta diversidade de lugares onde se pode "produzir" ciência, tomaremos por enfoque a universidade, pois acreditamos ser um dos locais de maior capacidade de produção e desenvolvimento da ciência.

     Primeiramente é necessário saber o que se trata de "Ciência".
    Pois bem, em pesquisa ao minidicionário Aurélio, 8ª edição, encontramos o seguinte: Ciência, deriva-se do latim, scientia que significa 3. Informação, conhecimento; notícia.

SOBRE LOCAL DE PRODUÇÃO
     Os locais de produção de ciências, podem ser os mais sofisticados laboratórios (de conhecimento científico), e chegar até mesmo a um diálogo entre amigos ou em família (onde se transmite o conhecimento empírico e prático). Ao se ler uma notícia de um jornal, ao assistir um telejornal, estamos produzindo conhecimento, e não há um lugar específico para que isso aconteça, pode ser em casa, no carro, no ônibus ou até mesmo na rua.

 

A UNIVERSIDADE

     A universidade, palavra que também provém do latim, universitate que significa 2. Conjunto de faculdades ou escolas para especialização profissional e científica.
     A primeira universidade que surgiu, na Europa, em 1088, foi a Bolonha, na Itália, Bolonha era comandada pela igreja, e seus alunos, eram em sua totalidade pessoas mais velhas e que dispunham de ótimas condições financeiras para pagarem pelos seus estudos, o que era privilégio de poucos.
     Com o surgimento de universidades na Europa, possibilitou a disseminação do pensamento crítico e assim desencadeando mais tarde o Renascimento e posteriormente o Iluminismo.
     E claro, não podemos esquecer de falar nos grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Sócrates e muitos outros.


Universidade de Bolonha na Itália


A UNIVERSIDADE NO BRASIL HOJE

     O curso superior para o cidadão brasileiro nos dias atuais, deixou de ser um sonho, o que até pouco tempo atrás, era "coisa" impossível, principalmente para o indivíduo de baixa renda, hoje em dia tem se tornado cada vez mais fácil ingressar na faculdade - e terminar o curso, o que é outra dificuldade, visto que a evasão escolar sempre foi muito grande. Diversas são as universidades privadas que oferecem cursos com valores de mensalidades acessíveis.
     Não podemos deixar de falar, sobre os programas de auxílio do governo (que vai de mal a pior), que dá bolsas parciais e integrais, como o Programa Universidade Para Todos PROUNI, e também o  Fundo de Financiamento Estudantil FIES.


A UNIVERSIDADE PARA O SER HUMANO

     É na universidade que o indivídu, acha espaço para descobrir o mundo, se descobrir, ali ele encontra meios de ser melhor, no convívio, companheirismo, nas boas amizades.... Se torna um pensador, se liberta de suas viseiras e começa a ver o mundo com outros olhos, com um olhar crítico e também inteligente.

     "O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar". - Carlos Bernardo González Pecotche


     Para concluir, podemos dizer que não só a universidade é boa para o indivíduo, mas que toda e qualquer prática de produção de conhecimento faz bem ao homem, pois como já foi dito "O conhecimento liberta o homem de qualquer limitação, até mesmo de sua própria ignorância" Dark Poet.

REFERÊNCIAS

http://www.webartigos.comartigosa-universidade-no-brasil4827 
(acesso em 18/05/2015 15:20)
http://amaivos.uol.com.br/amaivos2015/?pg=noticias&cod_canal=47&cod_noticia=15342
(acesso em 17/05/2015 16:25)
http://topicos.estadao.com.br/universidade
(acesso em 08/05/2015 17:02)
http://sisfiesportal.mec.gov.br/
(acesso em 21/05/2015 06:20)
http://prouniportal.mec.gov.br/
(acesso em 21/05/2015 06:22)


Primeiro período de Direito
PUC BETIM - Noite
Metodologia do Trabalho Científico
Professora: Regina
Grupo 7
Integrantes:
Ana Gabriela
Deivisson Alexandre
Felipe Silva
Mateus Pinheiro
Ricardo Gomes
Sarah Souza
Wesley Coelho
Willian Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário